DEFENDENDO A FÉ DESDE 1536; Sola Scriptura, sola Gratia, sola Fide, soli Deo Glória, solus Christus;

DEFENDENDO A FÉ DESDE 1536; SOLA SCRIPTURA, SOLA GRATIA, SOLA FIDE, SOLI DEO GLÓRIA, SOLUS CHRISTUS; Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. Judas:3;

terça-feira, 23 de março de 2010

“Somos Salvos?”Jr:7.1-18;

É inegável que o cristianismo no mundo vem aumentando a passos largos, nunca se teve mais cristãos em toda a história do que no presente século! Ser “crente” hoje em dia virou moda, quase ninguém quer ser visto como uma pessoa que não crer em Deus, diante disso podemos até dizer que os “ateus” estão desaparecendo pelo menos no contexto brasileiro. Mas como vai o “culto” daqueles que declaram “crer em Deus”?
(1). O profeta Jeremias viveu uma situação parecida, pelo menos no contexto da nação de Israel, onde os judeus professavam o Nome de Deus, mas O negavam com suas obras, não é isto que geralmente acontece em nossos dias! Tt:1.16; Os judeus se confiavam em palavras falsas, dizendo: “Templo do Senhor...” V.4; Eles se achavam protegidos pelo templo através do ritualismo praticado por eles quando adoravam a Deus, mesmo mergulhados em pecados. Quantos hoje em dia não agem da mesma forma? Olham para um santuário como se fosse um “amuleto da sorte” que irá trazer prosperidade, proteção, cura, etc..., apenas praticando algum ritualismo naquele local, sem levar em conta que para Deus é melhor obedecer aos Seus Mandamentos do que oferecer sacrifícios 1Sm:15.22; O povo judeu sempre errava neste ponto. Deus requer daqueles que O professam Fidelidade e Intimidade com Ele Os:6.6-7;. Deus colocou o Profeta Jeremias na porta do templo para declarar àqueles que estavam se dirigindo ao templo para adorar a Deus, que se arrependessem de seus maus caminhos! V.2-3;
(2). Temos várias manifestações religiosas, onde milhares de pessoas fazem filas quilométricas, para adentrar em templos religiosos, onde o principal objetivo é participar dos rituais ali celebrados e receber “Bênçãos Pragmáticas” onde os “Fins” justificam os “Meios”; Imaginem um profeta na porta de um templo conclamando o povo ao arrependimento nos nossos dias! Certamente ficaríamos irados e perguntaríamos: qual é o problema? E Deus responde: “Nós praticamos o pecado diariamente, e ninguém tem nada haver com isso, nem mesmo Deus, somos salvos para fazer o que quisermos”. V.9-10; Diante disso Somos forçados a reconhecer que temos celebrado muito culto e pouca conversão, pois nossos corações estão longe de Deus, e pensamos que Deus não sabe de nada. Is:29.13,16; Mas Deus não se deixa escarnecer e nos adverte da obstinação em transformar o Seu Culto em ajuntamento de “salteadores” v.11; e de vivermos na prática da idolatria colocando a nossa confiança em tudo, menos única e exclusiva em Deus, trazendo Sua Ira sobre nós. V.17-18; Venerar qualquer coisa, que não seja o Único Deus Verdadeiro, é oferecer culto aos demônios! Dt:32.16-21; O conceito de idolatria é colocar qualquer Atributo Incomunicável de Deus em qualquer coisa ou pessoa, ou seja: Só Deus é Onisciente, Onipresente, Onipotente, etc, se alguém acha que um objeto ou pessoa tem a capacidade de ouvir milhões de orações ao mesmo tempo, está em qualquer lugar ao mesmo tempo, e atender todos os pedidos segundo sua vontade miraculosamente ao mesmo tempo, está praticando idolatria Ez:14.1-11; Deus pela Sua misericórdia tem realizado milagres através da Sua graça comum ou seja Deus faz chover, dá o Sol, o ar que respiramos, restabelece a saúde, etc, para todos, se bem que Deus atende as orações do seu povo pela graça eficaz, mas a questão é que Deus é o doador e sustentador da vida e quando alguém recebe uma graça infelizmente agradece aos ídolos que não podem fazer nada Hb:2.18-19; os dez leprosos quando foram curados apenas um agradeceu a Jesus pela graça recebida Lc:17.12-19; Pior do que ser mau agradecido é glorificar os ídolos e deixar de honrar a Deus que digno de toda a exaltação e adoração Êx:20.5;
(3). A mensagem do profeta Jeremias nos conclama ao arrependimento como única forma de reverter o mal que está sobre nossas cabeças! V.5-7; Deus é Amor, Misericórdia, etc..., mas devemos Ter em mente que Deus também é Justiça, e Ele a aplica com Severidade Rm:11.22; Deus não fecha os olhos para os pecados de seu ninguém! A não ser que nos arrependemos e confessemos nossos pecados a Deus, crendo e obedecendo no Seu Filho Jesus Cristo. Tt:2.11-14; Pois é Ele que nos salva da Ira e do Juízo de Deus por causa dos nossos pecados Rm:5.8-9; Portanto arrependamo-nos e vivamos para a honra e glória de Deus como Seus filhos benditos e amados! Amém.
Pb. Silvio Romero Santos.

Nenhum comentário: