DEFENDENDO A FÉ DESDE 1536; Sola Scriptura, sola Gratia, sola Fide, soli Deo Glória, solus Christus;

DEFENDENDO A FÉ DESDE 1536; SOLA SCRIPTURA, SOLA GRATIA, SOLA FIDE, SOLI DEO GLÓRIA, SOLUS CHRISTUS; Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. Judas:3;

terça-feira, 27 de julho de 2010

PREVENÇÃO CONTRA O PECADO 1Pe:4.8;

Certo ditado popular diz: “É melhor prevenir do que remediar”. No entanto são poucos os que seguem este conselho! Há certos tipos de doenças que poderiam ser evitadas simplesmente se prevenindo contra elas; por exemplo: o diabetes tipo 2, se não tivessem exagerado no açúcar e gordura, pois o excesso constante de glicose no sangue, força o pâncreas a produzir o hormônio insulina em uma dosagem proporcional, gerando uma estafa no órgão fazendo com que este hormônio seja secretado em quantidade insuficiente ou com defeito, ou seja é a insulina que faz as moléculas abrir sua membranas para consumir a glicose, se essa chave não for bem produzida, não irá se encaixar bem na molécula, e ela não irá cumprir seu papel de regular a taxa de glicose no sangue, causando o diabetes. Portanto prevenir a doença traz benefícios! Assim também é com relação ao pecado, prevenir traz benefícios espirituais e materiais, enquanto não prevenir o pecado traz malefícios temporais e eternais de sofrimentos! Vejamos alguns pontos:
(1). Nos temos a obrigação de prevenir pecados, pois Deus nos elegeu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dEle Ef:1.4; E qual é a melhor forma de se prevenir do pecado? Os romanistas criaram os mosteiros e não adiantou, os essênios criaram sua cidade cheia de regras filosóficas e não deu em nada, eles não entenderam o que é ser santo e procuraram se separar fisicamente de tudo e de todos. Não compreenderam que a santificação é um processo de dentro para fora, e não de fora para dentro 1Ts:4.1-8; pois a melhor forma de se prevenir pecados é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo Mc:12.28-33; se nós amamos a Deus de todo o nosso coração, alma, entendimento e força, seremos praticantes da Palavra de Deus e tudo o que fizermos será para agradar e honrar a Deus 1Pe:4.11; com este propósito em mente iremos evitar de usar o Nome de deus em vão Dt:5.12; não desprezarmos a Sua Lei 2R:10.28-33; e seremos conhecidos por amar a deus e a sua Lei, guardando-a de todo o coração, que é um sinal de fé 1Jo:5.1-5;
(2). O amor a Deus e a Sua Lei será refletido no nosso relacionamento com o próximo, se nós estivermos bem com Deus, estaremos com o nosso próximo, e conosco mesmo, evitando uma multidão de pecados, notemos que quando estamos bem com Deus somos mais predispostos e temos mais prazer em fazer o bem e amar ao nosso próximo, e temos mais facilidade em dizer não ao pecado Rm:13.8-14; Mas quando estamos mal com Deus, a primeira coisa que deixamos de fazer com o nosso próximo e de perdoá-lo, pois quem pouco perdoa, dificilmente está amando a Deus de todo o coração e dificilmente colocará em prática a lei do amor prescrita por cristo no sermão do monte Lc:6.27-38;
(3). A falta de perdão é outro problema que tem afligido a igreja e a família em modo geral; na oração modelo Mt:6.9-15; Cristo nos ensina a pedir perdão e perdoar os nossos ofensores e logo após a suplicar para que não venhamos a cair em pecado Mt:6.12-13; a questão é que para sermos perdoados temos que perdoar primeiro, por amor a Deus e Sua Lei, pois como nós poderemos esperar o perdão de Deus se não perdoarmos nosso próximo Mt:6.14-15; a solução é o arrependimento e suplicar para que não venha a cair em pecado Mt:6.13;
Qual tem sido o seu relacionamento com Deus e com seu próximo? Lembre-se que se não amos ao nosso próximo que vemos, como iremos amar a Deus que não vemos? 1Jo:4.7-21; o amor a Deus e a Sua lei previne um multidão de pecados por que quem ama não vai pagar mal com mal, 1Ts:5.15; não vai fazer com os outros o que não quer que os outros faça com sigo mesmo, Mt:7.12; não vai se penitenciar pela ausência de perdão? Mt:18.21-35; etc, Amém!

Pb. Silvio Romero Santos.

Nenhum comentário: