DEFENDENDO A FÉ DESDE 1536; Sola Scriptura, sola Gratia, sola Fide, soli Deo Glória, solus Christus;

DEFENDENDO A FÉ DESDE 1536; SOLA SCRIPTURA, SOLA GRATIA, SOLA FIDE, SOLI DEO GLÓRIA, SOLUS CHRISTUS; Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. Judas:3;

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Os "cinco solas" da igreja moderna.


Em quanto, os reformadores estabeleceram os Cinco Solas da Reforma protestante, e nós a cada dia tentamos viver baseado neste “fundamento”, sem negar nenhuma doutrina nas quais foram aprovadas pela as confissões e Sínodo. Mas hoje em nosso meio protestante está surgindo os “cinco solas” da igreja moderna. Mas antes, quero mostra os Cinco Solas da reforma protestante.Sola Scriptura – “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” 2 Timóteo 3:16. Solus Christus “Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo: a ele ouvi.Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos, e não temais! Então eles, levantando os olhos a ninguém viram senão só a Jesus.” Mateus 17:5-8 Sola Gratia - “Então lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa. Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?”2 Samuel 9:7-8 Sola Fide - “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8-9 Soli Deo Gloria - “Porque dele e por meio dele e para ele são todas as cousas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém” Romanos 11:36. Bom, estes que eu mostrarei são os “Solas” da igreja moderna, deixando claro que, quando se nega a Escritura negarão a todo o restante. Sola Revelação – Não quero entrar no âmbito de que se cessaram ou não os dons revelacionais. Mas a questão é que, muitos estão correndo atrás de “profetas” e “curandeiros” buscando “formulas” para os seus problemas. Deixando de lado toda a inspiração Divina da Sagrada Escritura, deixando de fora todo o conselho que a Palavra de Deus nos mostra as pregações e sermões do Senhor Jesus e confiando em certos pregadores e seus jargões. Pessoas querendo santificar a vida, tendo uma vida separada do mundo estão buscando conselhos extras, anulando a Palavra de Deus. Medite e reavalie. “Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os o homem, viverá por eles. Eu sou o SENHOR.” Levitico 18.5 “Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.” 1 João 2.5“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” 2 Timóteo 3:16. Solus Antropocentrismo – Enquanto a certos pregadores, compromissados com a Palavra de Deus e sua fidedignidade e expõe a pregação com o Senhor Jesus como referencial.  Outros enaltecem os Homens dizendo que eles bascamente são “produtos do meio”, só falta dizer que “o homem nasce bom, e que é o sistema que o corrompe”. Se fazendo de ídolos para os idolatras de pregadores, esquecendo de quem resgatou seu povo. Pessoas imitando mais aos pregadores, do que imitando o Rei da pregação.As conversas hoje, de muitas pessoas deixaram de ser Cristo, e tornaram a falar de outras pessoas. Não falam mais da obra redentora de Cristo, por seu povo. Medite e reavalie. “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;”  Efésios 5:1“Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.” Efésios 5.12 Sola Obra – Infelizmente, baseado na salvação, pessoas acham que foi escolhido por ações próprias ou por uma escolha baseada na fé que viria. Não sei onde eles leram isso na Palavra de Deus. Pessoas “determinando” ou “declarando” achando que essas palavras de ordens, mandam e desmandam em Deus. Ninguém está reconhecendo a obra graciosa de Cristo na cruz, e ninguém está reconhecendo que somos pecadores, e que antes éramos filhos da ira, morto em pecados, um cão morto, pessoas que não sabiam discernir entre a mão direito e a mão esquerda. Não temos mérito nenhum, temos é que ser agradecidos diante de Deus e lhe pedir perdão todos os dias e ser eternamente gratos por sua obra salvadora em seu povo. Medite e reavalie. “Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama)” Romanos 9.11 “Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?” Romanos 9:20. “Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra”. Romanos 11.6 “O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus tem misericórdia de mim, pecador!” Lucas 18.13 Solus Mérito – Observando os três tópicos, abordados anteriormente chega-se aos méritos. Recebem supostas revelações, aonde pensam que a vida, gira em torno deles mesmo – Antropocentrismo – gerando obras, digna de recompensas aonde receberá os nossos méritos, que são somente de nós para nós.Não somos salvo por mérito nenhum, a fé não provem de nós mesmo, as nossas justiças não nos salva. E hoje, podemos ser chamados filhos de Deus, você só ama a Deus porque Ele te amou primeiro, você não O escolheu por seu suposto “livre-arbítrio”. Se não fosse o Senhor... Medite e reavalie. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8-9 “Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro”. 1 João 4.19 “Amados, agora somos filhos de Deus...” 1 João 3.2 “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer...” João 6.44 Soli Homem Gloria – Igrejas idolatrando aos cantores e pregadores, intitulando-se “homens de Deus”, “profetas” “que fazem o fogo descer”. Músicas que escutam, aonde não glorificam a Deus em nada, só enaltecem pessoas que não são cristãs, andando como as pessoas andam, sensualmente, falando de coisas que são repugnantes para Deus e damos risadas. Aonde queremos chegar com essas atitudes, tudo o que você está fazendo está passando pelo o “crivo” de Filipenses 4.8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo tudo o que é puro tudo o que é amável tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Gloria não ao homem, mas toda glória pertence a Deus.  Entenda a glória não é sua não é do pastor, do “profeta”, do professor, do teólogo. Mas toda honra e glória seja dada a Deus Pai. Medite e reavalie. “Porque dele e por meio dele e para ele são todas as cousas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém” Romanos 11:36. “Porque grande é o SENHOR, e mui digno de louvor, e mais temível é do que todos os deuses.” 1 Crônicas 16.25 “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31 “Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória. Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.” Salmos 73:24-26 “E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.” João 17:22-24

Nenhum comentário: